TRADUTOR (TRANSLATE)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

25.11.2012 - Auto Pista Mexicana ...

25 de novembro de 2012 – Domingo.

Para as pessoas normais domingo é dia de descanso, para nós a meta era de rodarmos 1.000 km. Percebemos que nem sempre o caminho mais curto é o melhor e que muitas vezes economizar em quilometragem é sinônimo de sofrimento. 
O caminho traçado por nós em princípio era irmos pela região serrana até o litoral e lá seguiríamos a Acapulco pela “Ruta de Las Playas”, margeando o Oceano Pacífico. Magnificas paisagens, várias ruínas Maias, vilarejos que nos remeteu a épocas bem remotas, e o melhor, evitariam 18 praças de pedágio. E o pedágio aqui no México nos fez lembrar os pedágios da nossa rodovia dos Imigrantes, são extremamente caríssimos.
Mas pesando os prós e os contras e levando em consideração as péssimas condições da pista, buracos por todos os lados, vilarejos lotados de cachorros, galinhas e outros animais que cruzam a rodovia bem na sua frente no momento que você esta passando com a motocicleta. Serra em cima de Serra, e o noite a temperatura abaixava assustadoramente ficando entre 4 e 6 graus, inclusive a hora que partimos as 6h00min chegamos a pegar 3.3 graus, a temperatura mais baixa da expedição até o momento.
Fizemos uma rápida avaliação sobre qual caminho a seguir, planejamos no Brasil seguir pela rota das Praias, a "costanheira" como dizem por aqui, porém descobrimos a auto-pista mexicana, asfalto lisinho, sem nenhum buraco, sem lombadas e sem cidades por perto, apenas tem que ficar "esperto" no abastecimento das motocas porque os postos são distantes, mas como estamos de Ténéré com uma autonomia de segurança de 400 km ficamos despreocupados com este item.
Após a avaliação de qual caminho a seguir, e sempre com foco em nosso calendário optamos por pilotar as Ténérés pelas auto pista mexicanas que embora mais longe e como vilão principal os inúmeros pedágios caríssimos, elas são rápidas, não judia das motocicletas e são muito mais seguras.  Da cidade de Ocosingo, passamos pelas cidades de San Cristóbal De Las Casas, Tuxtla, Gutierrez, Coatzacoalcos, Córdoba e terminamos em Puebla, com a façanha de termos rodados 938 km em um período compreendido entre as 06h00min as 20h30min.

saudações

Expedição Américas 



2 comentários:

  1. nosssaaaa adorei as crianças, dá até pra imaginar o que se passa nas cabecinhas delas....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. La em Tuxtla Gutierrez, na Yamaha tem 2 tnr 250 do Brasil desde fevereiro de 2012, uma esta sendo refeita, pois sofreu um acidente, e a outra ficou por la.

    ResponderExcluir