TRADUTOR (TRANSLATE)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

08.11.2012 - Venezuela e Tramites Aduaneiros


08 de Novembro – Quinta-feira
Estando em Pacaraima\RR, acordamos bem cedo como de costume para realizarmos os tramites aduaneiros para seguirmos viagem em direção a Venezuela. Primeiro fomos a aduana da Venezuela e descobrimos os documentos necessários abaixo descriminados:
  1. 1.       HABILITAÇÃO NACIONAL;
  2. 2.       DOCUMENTO DO VEICULO EM SEU NOME;
  3. 3.       PASSAPORTE OU RG;
  4. 4.       NO DETRAM DO BRASIL, O INTERESSADO EM ENTRAR NA VENEZUELA DEVE SOLICITAR UM DOCUMENTO QUE COMPROVE QUE SEU VEICULO NÃO POSSUI NENHUM TIPO DE RESTRIÇÃO, SERÁ ENTEGUE UM DOCUMENTO  IMPRESSO QUE VULGARMENTE  É CONHECIDO COMO “NADA CONSTA”, O VALOR DESTE SEGURO NO DETRAM DE PACARAIMA É DE R$ 26,08.
  5. 5.       NA VENEZUELA DEVE SER PAGO UM SEGURO CHAMADO SENIAT, ESTE SEGURO É PARA O CASO DE ACIDENTES CONTRA TERCEIROS, ELE É VALIDO POR 1 ANO,  É POSSIVEL ADQUIRIR POR 2 SEGURADORAS A CARACAS LIBERTY OU A MAPFRE, O VALOR PARA MOTOCICLETA É DE R$ 160,00.

TODOS OS DOCUMENTOS ACIMA DEVEM SER APRESENTADOS NA ADUANA VENEZUELANA INCLUSIVE COM UMA FOTOCÓPIA.

Algumas dicas a mais sobre os trâmites aduaneiros.
- Voce não vai conseguir tirar fotocópias na aduana, somente nas cidades, portanto previna-se.
- Para pagar o Seniat (seguro da Venezuela) você deve se dirigir até o centro da cidade de Santa Helena de Uairen, aproximadamente 18 km, lembre de após receber a guia do seguro solicite no mínimo 2 fotocópias.
- No Detram de Pacaraima, você deve pagar a taxa no banco do Brasil,
- fique bastante atento aos horários, no caso, a Aduana venezuelana fecha para almoço das 12h as 13h, pode acreditar que eles não ficam nenhum minutinho para te ajudar!
- O processo é extremamente vagaroso, no nosso caso somos em 03 pessoas e nos dividimos para acelerar todo o processo de imigração na Venezuela. Iniciamos as 8:00h e somente conseguimos concluir após  as 13:45h.

Devido a dificuldade na imigração ficamos com o horário comprometido, e não conseguimos rodar nem 200 km. Precisamos reabastecer as motocicletas e quando chegamos a um posto de combustíveis o mesmo estava fechado devido a estar sendo reabastecido por um caminhão de combustíveis do Governo da Venezuela, o exército fechou o posto por mais de 2 horas, ninguém entra na área do posto até estar totalmente finalizado a operação. Assim sendo resolvemos pernoitar em um hotel do próprio posto que possui também um restaurante e no próximo dia tentar  recuperar os kms comprometidos devido a estes imprevistos.

Saudações

Expedição Américas





Um comentário:

  1. Otimas dicas, vai me ajudar muito !

    Caramba q burocracia e morosidade para entrar na Venezuela.

    Abraço

    ResponderExcluir